segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Economia está a Recuperar !!!

É bom para a nossa tranquilidade, ou para redução da ansiedade e do temor pelo futuro, dar realce a boas notícias que surjam na Comunicação Social. É o caso de Porto de Leixões atinge novo recorde mensal de contentores em Julho, em que consta ter-se verifica, neste mês, um crescimento de 28% em termos homólogos face a 2011.

Segundo a mesma notícia «as exportações efectuadas através de Leixões “continuam a crescer a bom ritmo com um aumento” até Julho de 16%, destacando-se Angola na lista de principais destinos com um aumento de 27%, em particular na categoria de ferro e aço, que cresceu 53%.

Estes dados são sinais de que a economia parece estar a sair da crise, assim os próximos meses confirmem esta tendência.

Mas, entretanto, a travar o optimismo, outra notícia diz que Venda de gasóleo cai quase 10% no primeiro semestre de 2012, o que pode ser sinal de que as pessoas passaram a ser mais contidas na utilização dos seus veículos, mas também pode significar que a economiaainda está muito parada não havendo necessidade de grandes movimentações de mercadorias.

Convém, estarmos atentos, sem pessimismos doentios mas também sem optimismos exagerados por falta de sustentação segura e continuada.

Imagem de arquivo

1 comentário:

A. João Soares disse...

Notícias de 14-08-2012 que nos obrigam a ser realistas e não embarcarmos em optimismos ilusórios
Economia recua 3,3%, o pior resultado desde 2009
Taxa de desemprego com novo máximo de 15 no segundo trimestre