sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O que nos irá acontecer ???

Em meados de Agosto, há menos de 4 (quatro) meses, no Algarve, Passos anunciou o fim da recessão em 2013, o que não pode deixar de ser relembrado agora, quando o Banco de Portugal espera recessão de 1,6% do PIB em 2013, contrariando a projecção actual do Governo que prevê uma queda de 1%.

«A instituição liderada por Carlos Costa considera que em 2013 a economia portuguesa vai recuar 1,6 %, um desempenho muito mais negativo do que a estagnação estimada no último boletim, publicado antes da apresentação do Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano.» A Notícia PIB sofreu contracção de 3% no conjunto dos três primeiros trimestres também não é animadora e está em sintonia com o pessimismo do BdP, embora a notícias deste se refira a previsões.

Também o PR, professor catedrático de economia, admite que a situação é muito pior do que se antecipava.

Por seu lado, Passos, para apaziguar os cidadãos, esquecidos daquilo que prometeu no Algarve, diz que os números do INE «estão em linha» com as estimativas do Governo. Isto não cheira a franqueza e a lealdade, sendo mais louvável a surpresa manifestada pelo PR.

Imagem de arquivo

1 comentário:

A. João Soares disse...

Sugiro a leitura do artigo de Pedro Bacelar de Vasconcelos

O país já está a arder!

O País poderá ainda não estar a arder, mas parece estar em banho-Maria a preceder uma ebulição de proporções incalculáveis. Os responsáveis pelo Poder deveriam parar para pensar e procurar uma solução de excepção para fazer face eficazmente à situação grave que se atravessa.

Também convém ler os seguintes textos relacionados com este tema:

Falsa urgência em privatizar lança dúvidas sobre as operações

Teodora Cardoso defende que é preciso "uma revolução" na Administração Pública

Portugal e a corrupção

A política do engonhanço