segunda-feira, 29 de abril de 2013

PIB DA IRLANDA SUPERA O DE PORTUGAL


Transcrição de notícia:

PIB: Irlanda supera Portugal
SOL. 29 de Abril, 2013. por Luís Gonçalves

PIB nominal irlandês vai ser pela primeira vez superior ao português este ano. Dublin cresce com consumo e investimento.

Depois de ter estado sempre atrás em termos de dimensão da economia, a Irlanda vai ultrapassar Portugal pela primeira vez este ano, em virtude do seu crescimento e aproveitando a forte recessão que atinge Portugal.

Segundo os documentos da troika sobre a 9ª avaliação a Dublin, publicados esta semana, o Produto Interno Bruto (PIB) nominal irlandês irá atingir, este ano, 166,7 mil milhões de euros e subir até 180 mil milhões, em 2015. Para Portugal, a troika estimou um PIB nominal de 166,8 mil milhões este ano, mas este valor aplicava-se a uma recessão de 1%. Mas, até meados de Maio a troika vai apresentar novos dados e a incorporação da contracção do PIBde 2,3% prevista para 2013 irá, com certeza, baixar o valor do PIB nominal português. Até 2015, a economia portuguesa apenas conseguirá atingir um PIB de 175 mil milhões de euros.

As duas economias estão igualmente em contra-ciclo. Entre 2011 e 2013, a economia irlandesa irá crescer 3,2%, enquanto Portugal irá contrair quase 7%. E a Irlanda está a crescer assente no consumo privado e no investimento, diz a troika.

Imagem de arquivo

Sem comentários: