segunda-feira, 6 de maio de 2013

AUSTERIDADE, O MAL MAIOR???


Vozes muito conceituadas no mundo das ciências Económicas têm emitido opinião negativa em relação à austeridade excessiva, alertando sobre os seus diversos perigos para a economia e para o bem-estar dos povos e, agora, o próprio ministro das Finanças de França afirma que o dogma da austeridade acabou. Disse que "houve uma mudança de doutrina, de orientação, de rumo. A partir de agora, o crescimento deve estar no centro das prioridades".

Também a Amnistia alerta União Europeia sobre efeitos da austeridade nos direitos humanos e a directora executiva da Amnistia Internacional Portugal, Teresa Pina, afirmou que a organização entende que "a questão dos direitos humanos tem estado ausente das respostas que têm sido previstas ou decididas para fazer face à crise".

Por seu lado, Sócrates diz que novo pacote de austeridade isola Portugal e que "já nenhum outro país sugere um pacote de austeridade como o português", e recordando que, esta semana, Espanha, França e Holanda anunciaram que não vão seguir políticas de austeridade por terem mais tempo para o processo de ajustamento do défice.

Imagem de arquivo

4 comentários:

Luis disse...

Caríssimo João.
A Austeridade deve andar de mãos dadas com a responsabilização de quem cometeu os erros que conduziram a esta "Crise"! Além disso deve.se proceder equitativamente para haver Justiça!
Só assim poderemos resolver este grave problema sem "esfolarmos" o povo matando a "galinha dos ovos de ouro"!
Um forte abraço.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

A «galinha dos cvos de our» são os trabalhadores. Sem eles nada é produzido. E quando digo trabalhadores refiro todos os que obtêm o seu salário à custa do seu trabalho, desde os mais simples serventes até aos técnicos de mais alta categoria, desde que desempenhem as suas tarefas com dedicação e vontade de ser perfeitos.

O topo das hierarquias das diversas instituições públicas ou privadas têm a grande responsabilidade da qualidade das suas acções directivas. por forma a ser obtidos os melhores resultados do trabalho dos seus colaboradores.

É preciso dar o seu a seu dono, no que toca a responsabilidades e a sacrifícios exigidos para remediar os GRAVES ERROS dos políticos que nos governaram e governam. Isso é um problema moral, ético e de Justiça e esta, se não agir com isenção e eficácia, acabará por ser aplicada pelo povo, com os inconvenientes inerentes.

Abraço
João

Táxi Pluvioso disse...

Seria bom o crescimento, homens altos distinguem-se mais entre a multidão. A Europa é um continente falido, dentro de 100 anos será uma África.

A. João Soares disse...

Caro Taxi Pluvioso,

Se olhar bem para o mapa-mundi, a Europa não passa de uma península do continente asiático, Tem vivido à sombra da grandiosidade dos impérios Grego e Romano. E depois viveu à custa das energias que vinham dos invasores mongólicos que povoaram a Europa vindos das frias planícies siberianas.
Depois, com a ajuda de sábios judeus e árabes, os portugueses dedicaram-se a actividades marítimas e viajaram para mares nunca dantes navegados por marinheiros destas longitudes.

Como seria bom analisarmos todas as épocas da história sem o clubismo que nos interessa.

Cumprimentos
João