sexta-feira, 5 de julho de 2013

MAU E INDESEJÁVEL ESPECTÁCULO


Transcrevem se dois artigos de Nicolau Santos e de Henrique Monteiro que se completam e dão uma visão interessante da actual crise política que não é fácil de compreender e que muitos atribuem a «infantilidade», «impreparação», arrogância, teimosia, ambição e falta de sensibilidade para o grande problema que devia ser solucionado, de «fedelhos» a brincar com coisa muito séria e perigosa para milhões de pessoas. Um líder não precisa de arrastar pessoas, pois são elas que o seguem espontaneamente atraídas pelas suas qualidades e pela sua capacidade de informar e comunicar com verdade, clareza e transparência.

Grande combate de boxe: em exibição por mais uns dias!
Expresso. 10:46 Quinta feira, 4 de julho de 2013 Nicolau Santos

Num canto, Pedro Passos Coelho, 1,85, 90 quilos. No outro, Paulo Portas, 1,78, 87 quilos. Passos é o campeão em título. Portas acaba de afastar Vítor Gaspar, por desistência deste, após um duro combate em que o isolou junto às cordas e o golpeou sucessivamente no dorso e no rosto.

O combate começa. Passos atira um golpe baixo e violento contra Portas, chamado Maria Luís, porque antes já tinha sido atingido com um golpe baixo e violento chamado TSU dos pensionistas. Portas responde dizendo que assim não combate e sai do ringue.

Passos diz-lhe para não fazer isso e que não aplicará mais golpes baixos ao seu adversário.

Portas é obrigado pelos seus apoiantes e treinadores a voltar ao ringue. Mas impõe condições: as regras têm de mudar, as cordas têm de ser de outra cor, a iluminação tem de ser alterada, se não vai-se embora. Portas aceita desde que combinem tudo muito bem combinado.

A noite passada ensaiaram um treino à porta fechada. Sem público. Agora o público aguarda ansiosamente o que se vai passar.

Será que Passos aceita as mudanças?
Será que Portas continua a combater mesmo que não haja mudanças?
Será que fazem de conta que está tudo bem só para poderem continuar no ringue?
Será que o público se dará conta de que o combate tem o resultado combinado ou faz de conta que se trata de um combate leal?
Será que Passos e Portas conseguem enganar o público?
Será que o público é estúpido?
Será que o árbitro vai finalmente chamar os jogadores e denunciar que o resultado está combinado?
Ou será que prefere não tomar qualquer decisão e que o público continue entretido com um combate simulado?
Em qualquer caso, não perca o combate: não se sabe quantos dias mais estará em exibição.

Só mais um favor: saiam de cena!
Expresso. 8:34 Quinta feira, 4 de julho de 2013 Henrique Monteiro

Parece que Portas e Passos ficaram admirados com a explosão dos juros e a queda da bolsa. E que sendo assim, vão tentar chegar a acordo.

Parece que Passos e Portas se estão a tentar entender na base de um novo Governo.

Parece que Portas e Passos já têm ideias sobre como deve ser esse novo Governo de coligação entre o PSD e o CDS, mas que essas ideias são diferentes.

Parece que Passos e Portas não se entendem também sobre a ideia de o líder do CDS ficar fora do Governo a fazer campanha sub-reptícia, enquanto o do PSD fica dentro a queimar-se em lume brando.

Várias coisas parecem sobre Portas e Passos.

O que é estranho é que nenhum consiga perceber que o país já não tem paciência para eles. Que deviam ir os dois para casa por uns tempos e deixar que alguém crescido tomasse, agora, conta do país.

Será que o avô Cavaco consegue dizer-lhes isto na cara? Ou saem de cena e dão campo a um Governo onde sequer a sombra de um deles seja visível, ou temos mesmo de ir para eleições já, com os prejuízos adicionais que isso acarreta? Será que Passos e Portas perceberam que só ontem o país perdeu muitos milhões de euros por causa deles? Será que ainda não perceberam que, caso não saiam já, vários milhões se perderão mais?

Sem comentários: