sexta-feira, 16 de agosto de 2013

EGIPTO DESDE HOSNI MUBARAK


Transcrição de artigo que refere a sequência da vida do País das pirâmides e dos Faraós desde há dois anos e meio, quando foi iniciado o movimento para depor Hosni Murak, até agora que parece estar à porta da guerra civil.Seq«gue-de-lhe NOTA:

E agora a guerra civil no Egipto ?
Publicado às 00.01. Por Alfredo Leite

Fazer uma revolução, sabem-no algumas gerações de portugueses, não é tarefa fácil. Mantê-la no rumo certo e fugir à tentação de mimetizar o poder que se derruba é trabalho ainda mais árduo. A matança de mais de 500 pessoas no Cairo (e o brutal número pode ainda crescer) prova a troco de sangue que o poder fantoche comandado pelo exército egípcio está mais perto de atirar o país para um devastador conflito civil do que para a pacificação em que tantos acreditavam.

Talvez seja boa ideia recuar dois anos e meio para entender o caos em que mergulhou o grande Egito. Foi em janeiro de 2011 que a população tomou a emblemática Praça Tahir (Libertação, em árabe) para exigir a saída de Hosni Mubarak, no poder há três décadas. O ditador não resistiu à imensa massa de protestos - e violência - e renunciou no mês seguinte. Foi a vez de uma Junta Militar tomar as rédeas do país até às eleições de junho de 2012 ganhas pelos radicais islamitas da Irmandade Muçulmana. Uma vez instalados no Cairo, os 'irmãos' aceleraram a alteração à Constituição conferindo-lhe poderes autoritários que fariam corar de inveja Mubarak, entretanto atirado para uma cadeia egípcia. A população revoltou-se e saiu à rua numa tentativa de pôr cobro à arbitrariedade radical tendo o Islão como bandeira de um governo que também foi incapaz de inverter a grave crise económica que afeta o país dos faraós.

O exército entra em cena de novo em junho, mas desta vez para derrubar a Irmandade e o seu líder Mohamed Morsi. A saída às ruas dos fiéis - e fanáticos - apoiantes de Morsi era uma questão de tempo. Ocuparam praças e desafiaram o poder do governo transitório que até incorporou, como vice-presidente, o Nobel da Paz, Mohamed ElBaradei. O confronto tornou-se uma evidência aos olhos de todos. Era uma questão de tempo.

Como bem referiu o diário espanhol "El País", quem pensava que os partidários da Irmandade Muçulmana se iriam retirar sem resistência da cena política (ou mesmo da rua) ignorava a sua capacidade de resiliência. A prova chegou ontem. O banho de sangue nas ruas do Cairo estava escrito. A radicalização da sociedade intensifica-se. Grupos moderados que se uniram contra Mubarak estão hoje a digladiar-se como não há memória. E não será o decretar do estado de emergência ou do recolher obrigatório, agora em vigor no país, que vai mudar o que quer que seja. É tempo da comunidade internacional agir. Talvez a começar pelo Conselho de Segurança da ONU, como já sugeriu a Turquia. Até porque a Irmandade Muçulmana já anunciou que vai desafiar as limitações à manifestação pública em vigor. É, de resto, uma estratégia que lhe convém. A vitimização tende a transformar os partidários de Morsi em mártires e isso, já se sabe, rende votos e seguidores.

Sem a pressão internacional e, em especial, dos por vezes eficazes mecanismos de sanções dos Estados Unidos, o exército - que respaldou a matança no Cairo - não vai ser capaz de sair do labirinto onde entrou. Uma encruzilhada que é bem capaz de arrastar o Egito para uma guerra civil de proporções inimagináveis.

NOTA:

Apesar de se falar em Democracia, muitas vezes sem fundamentos válidos, verifica-se que o povo não tem tanto poder como o desejável, por não ter capacidade de organização e de logística, independente de poderes estranhos e por estes exercerem pressões cada qual em seu interesse, do que resulta o país, que esperava reconstrução e estabilização, ser transformado em campo de batalha de estranhos que não se compadecem com perdas de vidas e de património, por vezes de insubstituível valor histórico e arqueológico.

As atitudes de apoio a uma e a outra parte por potências internacionais reforçam o ideia de que há interesses mundiais no estabelecimento de um totalitarismo global centralizado em estilo Bilderberg. Essa teoria é sintonizada com o espírito da Carta das Nações Unidas que concede direitos inalienáveis de membros permanentes do Conselho de Segurança por motivos que poderiam ter sido impostos compreensivelmente há 68 anos e que hoje se mantêm por imposição do respectivo poder militar.

E a instabilidade que reina em várias partes do globo demonstra a pouca eficácia do CS para evitar convulsões que tanto prejudicam a humanidade. Parece não haver dúvidas sobre a necessidade de uma reforma do CS, quanto à sua organização, atribuições e funcionamento prático.


Imagem de arquivo

Sem comentários: