quarta-feira, 25 de setembro de 2013

«DÍVIDA NÃO PÁRA DE CRESCER»


Transcrição de trecho da notícia Execução orçamental. "Enorme" aumento de impostos só serve para pagar à troika que nos deixa preocupados com o buraco para onde estamos a correr e que certamente nos faz desejar uma mudança de rumo, com cortes substanciais nas «gorduras» da máquina burocrática do Estado sem agravar a austeridade que já asfixia a enorme maioria da população.

«Segundo os dados de ontem da DGO, nos últimos 12 meses o governo aumentou a dívida directa do Estado mais 19,4 mil milhões, um salto de 10,4%. No final do último mês, esta dívida - que não inclui as dívidas das empresas públicas, por exemplo - já ascendia a 207,4 mil milhões, contra os 187,9 mil milhões registados em Agosto de 2012.

Entre Janeiro e Agosto, Portugal acumulou um défice de 4794,8 milhões de euros - segundo os critérios da troika -, isto quando por imposição o país não deverá ultrapassar os 7300 milhões de défice até Setembro.

Z Já em relação à conta consolidada das administrações públicas, está a haver um agravamento nas contas este ano. Os dados ontem divulgados pela DGO para a conta consolidada das administrações públicas dizem respeito ao período de Janeiro a Julho - só em Outubro serão divulgados valores de Agosto -, meses em que o governo acumulou um défice de 5651,9 milhões de euros. Nos mesmos sete meses de 2012, este défice tinha ficado pelos 3089 milhões de euros - graças a uma bateria de receitas extraordinárias utilizadas no ano passado.»

Imagem de arquivo

2 comentários:

O Puma disse...

Trabalhamos para os juros

A. João Soares disse...

Caro Puma,

Mas o resultado do nosso trabalho não soma tanto como a totalidade dos jiuros e, por isso e pela muita despesa da máquina obesa e empenada do Estado, a dívida eleva-se imparavelmente. Já muita gente a perguntar como é que isto vai parar e, depois, recuperar. E já surgem várias respostas...

Abraço
João