sábado, 29 de março de 2014

PAÍS DE GARGALHADA, ENQUANTO SE PUDER RESPIRAR


Transcrição de artigo de Alberto Pinto Nogueira, Procurador Geral-Adjunto;

A gargalhada do poder
Público. 09/03/2014 - 14:55 Por Alberto Pinto Nogueira

Na edição de 23 de Fevereiro, o PÚBLICO exibia uma foto enternecedora. Comovente. Altas figuras do Estado riam à gargalhada. Não tenho nada contra as gargalhadas dos políticos e do poder. Antes ao contrário. A gargalhada é sinal de alegria, relação bem disposta e equilibrada com a vida. Se os políticos e governantes soltam gargalhadas, estão bem. Felizes e contentes da vida privada e pública. Se eles estão, também o Povo está.

Haveria uma relação causa/efeito entre a gargalhada política e a gargalhada popular. Mas não é assim. Felizes estavam os políticos e séquito do Coliseu dos Recreios, no congresso do PSD. Só eles têm, politicamente, vontade de rir. Os detentores do poder, grande poder, médio poder, pequeno poder. Os que já o têm e os que o vão ter. Sem cortes nas reformas, com benesses e sempre garantido, a seu tempo, um lugar muito bem pago na Europa que é de todos. Ou deles?

Tanto riram à gargalhada que não tiveram espaço para discutir fosse o que fosse de relevante. Nada disseram ao País que está bem, nem ao Povo que está mal.

Discutiram ressentimentos, choraminguices, bajularam-se uns aos outros, distribuíram lugares, a colher nas eleições e fora delas.

Há o palco mediático para os cargos de eleição. O grande poder. Há os corredores e os bares do Coliseu para lugarzinhos “mal” pagos. Médio e pequeno poder. Recados para aqui e para ali Recuperaram proscritos do dia de ontem.

Ficámos a saber o que sabíamos. Os lugares em Estrasburgo, na Gomes Teixeira, em Belém.

Sem a gargalhada, a distribuição de lugares e o perdão ao aluno da Lusófona, seriam um vazio. Nada. Um deserto.

O som das gargalhadas ofuscou e calou a sagrada Reforma do Estado. Esta são as três centenas de milhares de emigrantes em dois anos. Os 800 mil desempregados. Os dois milhões e tal de portugueses que vivem no limiar da pobreza. Os que ficam sem casa por não terem capacidade financeira para pagar as prestações aos bancos que as vendem, com “sucesso”, à razão de 30 por dia.

Vivemos “acima das nossas possibilidades”. Com salários, reformas e pensões sempre mais rapados. E mais impostos.

O povo português não tem alma, nem ideias, sentimentos, projectos, ambições, direitos e deveres, futuro. Tem de viver em tormento. É uma cobaia enjaulada nos quadradinhos das folhas de Excel.

O Estado não tem nada a ver com isso. Está melhor. E ri. Os bancos também, à gargalhada. Quando têm lucros, são deles. Os prejuízos, nossos. O Estado, que está bem, mete lá uns milhões e ficam todos melhor. Como o Banif, onde o Estado tem 99% do capital mas quem lá manda é o banco. Só que o dinheiro do Estado é nosso que lho confiamos em impostos para gerir a coisa pública. Não para o enterrar nos bancos falidos.

Pagamos, eles mandam e gastam. Riem à gargalhada.

A Caixa Geral de Depósitos tem prejuízos de muitos milhões desde 2011. O Senhor Presidente brinca, ri: “ A caixa dará lucros quando o Benfica for campeão”. A CGD é o banco do Estado, o administrador ri com os prejuízos. Ninguém pede e presta contas. O Governo despede funcionários competentes. Mantém administradores e gestores incompetentes.

O País, que somos nós, sofre o terrorismo da austeridade, suporta uma carga fiscal obscena. Os poderes político e financeiro riem de nós. Às gargalhadas!

Imagem de arquivo

3 comentários:

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

Caro A. João Soares

Só lhe digo isto.

O DIA QUE LIMPAREM O SEBO A APENAS UM FILHA DA PUTA DESTES, COMO FIZERAM AO FILHO DE CHAMPALIMOU, TODOS ESTES CABRÕES FOGEM PARA A AMÉRICA, COM OS MILHÕES QUE ROUBARAM Á PORTUGAL ............. E FICARÃO A SE RIR DE NÓS LÁ.

Se limpassem pelo menos um, punham o rabo entre as pernas, e os restantes ganhavam rumo.

Nosso povo português é COVARDE.

EU RAMIRO LOPES ANDRADE , TENHO NOJO E VERGONHA DE SER PORTUGUES, ENQUANTO ESTE POVO IMBERBE E IGNORANTE CONTINUAR A SER ENRRABADO, E AINDA FOREM VOTAR NESTES FILHAS DAS PUTAS.

TEM FUTEBOL
TEM FÁTIMA
TEM NOVELAS MORANGOS COM MERDA
TEM FADOS

TENHO NOJO E VERGONHA DE SER PORTUGUES.

Tenho dito.

Ramiro Lopes Andrade
refugiado económico no Brasil

A. João Soares disse...

Caro Ramiro Lopes de Almeida,

Compreendo a sua indignação que é a da maior parte dos portugueses, mas poucos têm a coragem de falar francamente e desabafar a sua preocupação. O mal está de tal forma enraizado e disseminado que isto, o País, só recupera a dignidade, depois de um tratamento eficaz de desratização, desinfecção desparasitação.
As palavras são necessárias para esclarecer e preparar a acção, mas esta está bloqueada por falta de coragem.Essa coragem tem que surgir em pessoas com 40-50 anos que raciocinem no seu futuro, pois estão a meio da idade activa e já possuem experiência da vida.
Não lhes basta lamentar as loucuras das últimas décadas nem pensar muito no nosso passado, mas precisam de olhar criticamente para os bons exemplos que podem encontrar em países modernos e florescentes.
Há que moralizar Portugal para depois se reconstruir num rumo de desenvolvimento. Há que acabar com a ditadura dos «donos do país»,com os abusos do tipo dos referidos na notícia EDP paga milhares a ex-governantes.
E há muitos outros casos parecidos, na banca e em todas as empresas que têm capital do Estado, em Fundações e ouras instituições que apenas servem para dar dinheiro a cúmplices e coniventes com o Poder,além de tachos para «boys» em gabinetes onde nada fazem de indispensável.
Por exmploacabe-se com as centenas de técnicos altamente pagos na CMLisboa onde não fazem nada de útil.

Cumprimentos
João Soares

Anónimo disse...

Parabéns sr. João pelo blog. Foca assuntos de interesse de forma séria e de fácil leitura.

Mas a triste figurinha do coelho é um medíocre, um canalha, só no País como este Portugal este bandalho chega a primeiro ministro. Não tem categoria nenhuma para governar a casa dele, quanto mais um País. Gente desta espécie, não se vai a lado nenhum. Este mentecapto, não lesa pelos interesses do povo que o elegeu. Merece que seja tirado à força do poder que ocupa, para chegar ao pote mentiu com todos os dentes. É um sem vergonha. Até tenho nojo deste bandalho. Uma prostituta, ao pé deste atrasado mental é quase uma santa. Este palhaço mente com os dentes todos e não tem vergonha de meter muita gente na miséria. Para quem fala de sucesso da troika e ajustamento. O sucesso é pura mentira, vemos sim mais pessoas com fome pessoas sem esperança pessoas revoltadas. E acerca do ajustamento, andamos a brincar com as palavras, desde que está esta cambada de chulos, fmi e bce, alguém reduziu nos deputados, nas mordomias dos mesmos. Neste aspecto tudo igual, ora nas condições de vida dos portugueses isso sim, aumento do iva, do irs, do preço de electricidade, a vida praticamente mais cara,e perdeu-se muito poder de compra.

Triste fado, com políticos sem ética, tínhamos de bater no fundo. É vergonhoso o que se passa neste País que aceitamos tudo, mas se um presidente da fifa diz mal da cristiana ronaldete cai o carmo e a trindade. Isto mete nojo, portugueses vejam mais casa dos segredos e coisas desse genero e depois aceitam qualquer merdas a tomar conta deste Pais.

Fernando