sábado, 6 de dezembro de 2014

BONS EXEMPLOS – DE ESPANHA


Transcrição de notícia, seguida de NOTA:

Felipe VI. Nova Monarquia espanhola despede-se de luxos
10:06 - 05 de Dezembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto

A casa real espanhola tinha-o prometido. As novas regras agora conhecidas põe fim ao privilégio e ao luxo, dá conta o Diário de Notícias.

Felipe VI tomou posse há alguns meses. Agora, se alguém oferecer um cheque ao rei espanhol, terá de fazê-lo rapidamente, porque a partir do próximo ano há novas regras, e a monarquia está impedida de aceitar prendas que superem “os usos habituais, sociais ou de cortesia” ou que possam “comprometer a dignidade das funções institucionais”.

As promessas chegaram em junho, quando no seu discurso Felipe VI prometeu ao povo que representa “uma coroa íntegra, honesta e transparente”, pondo finalmente uma pedra sobre as polémicas em torno da casa real espanhola.

Do próximo ano em diante, os monarcas devem recusar presentes que, “pelo seu alto valor económico, finalidade, interesse comercial ou publicitário, possam comprometer a dignidade das funções institucionais”. Juan Carlos, o antigo monarca, já entregou dois Ferraris, recebidos em 2011, ao Património Nacional, devendo ser leiloados em breve.

Os presentes recebidos pela monarquia serão divididos uma vez por ano, entre institucionais e pessoais, sendo a entrega divulgada no site oficial da Casa do Rei.

NOTA:

SERIA BOM QUE EM PORTUGAL FOSSE SEGUIDO ESTE BOM EXEMPLO e passasse a haver um Estado «íntegro, honesto e transparente» ao contrário do secretismo das benesses, mordomias e outras coisas que os políticos se atribuem, em prejuízo dos cidadãos contribuintes? Na administração dos dinheiros públicos, tal como nos privados convém não o esbanjar em gastos supérfluos, desnecessários, em luxos de ostentação, e mesmo em instituições não absolutamente necessárias, cujas tarefas podem ser realizadas por serviços já existentes. A burocracia deve ser reduzida ao mínimo e o pessoal não deve exceder o indispensável e deve fazer trabalho útil.

Sem comentários: