domingo, 27 de março de 2016

APOIAR INVESTIGAÇÃO COM UTILIDADE


Ao ler a notícia do link seguinte «UNESCO aprova duas candidaturas portuguesas a Reserva da Biosfera» , veio-me à memória o trabalho de José Fernando Rebelo na sua tese de mestrado publicada com o título «Avaliação do risco de incêndios florestais de São Brás de Alportel, Tavira», em que analisa os riscos de tal perigo ecológico e aponta soluções para o reduzir, com um sistema de detecção automática que permite aos bombeiros apagar um foco de incêndio antes de ser necessário muito mais do que um copo de água.

Mas este trabalho, apesar do seu interesse para fazer face a uma grave ameaça anual à preservação da floresta, não teve a publicidade que merecia, porque a nossa Comunicação Social apenas dá destaque às rivalidades entre clubes de futebol ou entre partidos e a casos de escândalo contra coisas especiais como o «escândalo de Caxias» que ocupou muito tempo aos consumidores de informação, durante mais de duas semanas.

O caso do trabalho de José Rebelo merece ser referido nacionalmente e já devia ter sido iniciada a instalação dos sensores que propõe para que o próximo verão já fosse menos trágico para a nossa floresta.

Deve ser feita referência a este e a outros casos semelhantes que também devem merecer atenção da Comunicação Social e do Governo porque eles fazem parte do esforço que deve ser apoiado para defesa da Natureza, da Biodiversidade, e para servir de base à construção de um futuro melhor para a vida das pessoas.

Cito, como referência, o caso do professor universitário João Pedro Trovão que, por não obter cá o apoio de que necessitava para a investigação para tornar mais eficientes os motores de viaturas eléctricas, aproveitou uma oportunidade da universidade canadiana de Sherbrooke, no sul do Quebeque, e que já lhe concedeu um financiamento do Governo Federal de 500 mil dólares (340 mil euros)

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, enviou-lhe uma carta de gratidão em que refere o apreço pelo "valor da sua investigação para o futuro do Canadá, dizendo que ela é a prova do seu rigor intelectual, do seu compromisso com a excelência na investigação e da influência do seu trabalho no avanço do conhecimento". Afirma o papel importante que o "conhecimento científico deve desempenhar na escolha das políticas". Diz que "deve orgulhar-se das ideias inovadoras, um líder no seu campo que está a contribuir para fazer a nossa sociedade melhor".

Sem comentários: