terça-feira, 29 de agosto de 2017

NINGUÉM ESCREVE AO CAPITÃO

Ninguém escreve ao capitão
(Publicado no semanário O JORNAL em 29 de Agosto de 2017)

Em geral, quando as pessoas pretendem que lhes façam um favor, mesmo simplesmente na forma de opinião ou de conselho, não deixam de contactar quem os pode ajudar. Mas poucos se decidem a oferecer uma palavra de afecto, de carinho, de esperança e de incentivo para que esse alguém suporte com melhor ânimo as dificuldades da idade.

A frase do título é o resquício da memória de um livro brasileiro, já de há muitos anos, que deixou a ideia de que as pessoas menos gratas e solidárias se encarregam de «passar à reforma» aqueles que deixam de lhes ser úteis. O tema também foi desenvolvido pelo escritor Virgílio Ferreira em «Manhã Submersa» quando o personagem principal, estando num lar de idosos, se lamentava de a filha não o visitar. Num lar com cerca de 100 idosos, apenas menos de uma dezena recebem visitas semanais de familiares e/ou amigos.

Não gosto de referir casos concretos, mas eles ajudam a compreender o que se passa na sociedade, por estimularem a reflexão e a curiosidade sobre o que se passa à volta. Continuo a receber, e-mails mas a quase totalidade é constituída por reenvios (FM) de remetentes que se prestam a servir de carteiros, arremessando para as caixas de entrada dos «amigos» das suas listas de endereços tudo aquilo que recebem. Estou convencido de que muitos reencaminham coisas que não viram nem leram. É impossível que um remetente de álbuns de imagens de várias partes do planeta arranje tempo para ver todas as imagens que reencaminha. Essas imagens pouco interessam a um idoso sem condições de viajar pelo mundo e que está mais interessado em analisar os comportamentos sociais da humanidade e as atitudes de governantes que agem em função de pressões de grandes empresários que actuam por interesse próprio, sem escrúpulos nem respeito pelos outros que serão atingidos pelos efeitos de jogos financeiros.

Há um outro, já na terceira idade, que envia quantidade de vídeos pornográficos que apenas podiam fazer sofrer um idoso qua já passou a fase de sentir tais prazeres e teria o desgosto de nunca ter tido oportunidade para tanta luxúria.

Mas nem tudo é mau. Há quem comungue as intenções de procurar melhorar a humanidade, pela recuperação de valores éticos e cívicos, enviando mensagens muito estimulantes. Uma amiga de Minas Gerais, bisavó, constitui um modelo de solidariedade e de amor ao próximo, com mensagens maravilhosas. Outra, do Cacém, envia mensagens a perguntar pelo estado de saúde do destinatário e a informar da evolução da sua, por vezes com pormenores da fraca qualidade do apoio que recebe que confirmam a ideia com que se fica através de notícias frequentes. Casos como este prestam-se a sermos úteis com conselhos e sugestões que alimentem a esperança e a aceitação serena do inevitável. É positivo podermos colaborar na esperança e na eliminação do stress.

A felicidade das pessoas depende mais do bom relacionamento e das amizades do que do saldo da conta bancária ou do património material e será bom que as pessoas se sintam compreendidas e apoiadas. Um verdadeiro amigo é como o sol: mesmo que as nuvens não permitam vê-lo, sabemos que ele está lá.

Qualquer idoso tem muita necessidade de afecto, coisa que hoje não é muito fácil obter em qualquer situação real. A humanidade precisa de recuperar valores cívicos para que as pessoas sintam amizade e felicidade, em vez de desprezo. Uma pessoa precisa de sentir que tem utilidade para si e para os outros, para evitar a tentação da autodestruição psíquica ou mesmo física.

António João Soares
22 de Agosto de 2017

1 comentário:

José Pires UM SER LIVRE disse...

Querido AMIGO e GRANDE HOMEM, Coronel António João Soares, depois de mais 16h de trabalho incessante que como bem sabe tenho tido, só agora tive oportunidade de ler, com toda a calma, este seu magnifico "post".
Já são 02h e 47m do dia 27/09/2017 Depois de Cristo e, "só" me apetece dizer que o REAL VALOR de uma qualquer uma sociedade se pode avaliar pela EDUCAÇÃO, SAÚDE e RESPEITO PELAS PESSOAS IDOSAS ( não velhas, como esta actual sociedade putrefacta os quer e gosta definir ).
É assim querido AMIGO e nós bem o sabemos, tal como o malogrado e grande HOMEM Fernando José Salgueiro Maia, que esta dita pátria DESgovernada por uma série de incompetentes, "quase" ostracizou. Bem haja aos dois e ao General Ramalho Eanes e… outros heróis. Fernando Pessoa é um dos autores mais lido internacionalmente, José Saramago foi quase obrigado a sair deste País e muito poucos sabem o valor/AMIZADE/solidariedade do local "Vila Morena" em Grândola.
Pois… Zeca Afonso era o SEU PRÓPRIO COMITÉ CENTRAL e isso levou a que os partidarismos e afins o tivessem deixado morrer sem qualquer tipo de ajuda, passando os últimos dias de vida, "simplesmente" com a ajuda económica e sanitária de VERDADEIROS AMIGOS; quiçá não seja por acaso que em Barcelona existem 7 locais, que eu conheça e sou um ignorante onde se pode estar quase ininterruptamente a ouvir a sua música e nenhum catalão a desconheça.
Deixo um vídeo, para esta gentinha poder verificar e analisar ( se conseguir … ) a cultura deste País à beira mar plantado.
https://youtu.be/1NcgOj3MHxw
E, não foi por acaso que ouviu Álvaro Cunhal dizer o que disse sobre a necessidade do País continuar a ter um contingente militar e obrigatório para SABER o VALOR de UMA PÁTRIA. Pois já nessa altura ele, que também foi um visionário, conseguia VER e ANALIZAR o descalabro em que está Portugal. Só deixo uma pergunta a quem vier ler:
"Por acaso sabem quantos ministros e primeiros ministros, bem como candidatos e até presidente da república cumpriram o serviço militar ?"
https://youtu.be/fgZMg4Cf8Yc
Pesquisem e tirem conclusões.
Um enorme ABRAÇÃO do seu AMIGO Zé
https://youtu.be/FSouG3taWIc