domingo, 19 de maio de 2013

A DROGA MAIS PERIGOSA


Depois dos posts Dinheiro, a pior droga,, THOMAS JEFFERSON SOBRE OS BANCOS e Sobre o dinheiro, um amigo disse que as moedas de menor valor não são sustentáveis porque os industriais as utilizam para fabricar anilhas com lucros exponenciais, limitando-se a vazá-las com punção, com preço de venda «éne» vezes superior ao da matéria prima.

E, no decurso da conversa, houve consenso em que o dinheiro é a pior droga, pior do que o álcool, ou o tabaco, ou a marijuana, ou o ópio , ou a cocaína, ou a morfina, ou o crack, etc Os maiores crimes são cometidos pela ambição de mais uns euros, ou uns dólares, etc. A grande maioria dos políticos, sem capacidades excepcionais, não abraçaram essa carreira por motivo de qualquer produto estupefaciente, mas sim pela ambição do poder do dinheiro, do enriquecimento fácil e rápido por qualquer forma. Repare-se na ausência de legislação eficaz para combater o enriquecimento ilícito ou a corrupção mas, pelo contrário, vê-se a crescente complexidade da burocracia que, como é do conhecimento geral, constitui origem de corrupção, praticada, por exemplo, para reduzir a poucos dias os dois ou três anos de espera por uma licença de construção.

As drogas tão criticadas na juventude não causam crimes tão graves e tão grandes problemas para a sociedade como o dinheiro, como deixou entender o terceiro Presidente dos Estados Unidos no texto referido aqui.

E, assim, não admira que se dê atenção a casos como os referidos nos posts atrás linkados ou nas seguintes notícias

Portugal caminha para «uma crise de regime»
Face Oculta como Angolagate ou Facturas Falsas ou...??
Justiça Social ???
Isaltino Morais
Duarte Lima

Parece poder concluir-se que, realmente, o dinheiro é a pior droga, a mais perigosa para a sociedade.

Imagem de arquivo

4 comentários:

Gisele Claudya disse...

Ih, concordo, não. As drogas fazem mal mesmo que em pequenas doses. O dinheiro, não. Aí depende do caráter apenas.
Beijossssssssssssssssss

Marli Soares Borges disse...

Também não concordo. Assim como a Gesele Cjaudya, também acho que o problema não é o dinheiro, mas o caráter das pessoas. O dinheiro é nossa moeda de troca, apenas isso e tudo isso! E é muito bom ter dinheiro. Sem dinheiro não se pratica assistência social. Palavras não alimentam crianças famintas. Bjs. Marli

A. João Soares disse...

O dinheiro e a sociedade actual 131224 em Do Miradouro
http://domirante.blogspot.pt/2013/05/a-droga-mais-perigosa.html

Caras Amigas Gisele e Marli,

Para quê discordar de vós? Realmente a vida actual está baseada no dinheiro que é indispensável no sistema de trocas existente. Como dizem, o mal está na obsessão de pessoas que têm como objectivo entrar no topo da lista dos mais ricos e, para tal, consideram válidas todas as acções que lhes permitam obter mais, mais e muito mais... Levam uma vida escrava do dinheiro e cheias de preocupações com as cotações da bolsa e as oportunidades de negócios.
Os governantes são indivíduos que sofrem de tal mail e esquecem a sua obrigação de zelar por todos os seus cidadãos, mas abandonam os mais pobres e enriquecem os mais poderosos a quem fazem todos os favores.
Neste blog pode encontrar vários posts relacionados com a simplicidade da vida e o desapego ao dinheiro. Cito apenas estes para não ocipar muito espaço:

Dinheiro não é o essencial

Lição de vida dada por um Tuareg

Dinheiro não dá felicidade

Certamente que os nossos vindouros saberão criar um sistema económico mais humanizado lógico e propiciador de felicidade.

Tenhamos esperança.
Beijos e votos de Feliz Natal
João

Anónimo disse...

O dinheiro pode não dar felicidade, mas dá muita facilidade para se conseguir sobreviver... neste mundo muito instável. Ainda não descortinamos o que está para vir...